Pular para o conteúdo principal

Buxixo, boxixo, buchicho ou bochicho?

Vai dar o maior bochicho, buchicho, bochincho ou buchincho quando eu escrever aqui que buxixo não está nos dicionários nem no Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa). Verdade. Há quatro formas registradas como corretas, todas com “ch”. O buxixo, bonitinho com “x”, não existe na atual norma culta da língua.

Atualização de 27/01/2014:
Faltou dar o significado de buchicho. Aqui vão as consultas que fiz no Houaiss e no Aulete Digital:

Houaiss - bochicho

Aulete Digital - bochicho, buchicho



Comentários

FERREAVOX disse…
Tudo bem, mas qual é a forma correta segundo a norma culta, então?
Buchicho ou Bochicho?
Unknown disse…
Ora, as quatro formas listadas no início do texto.
Unknown disse…
Mas o que significa a palavra buxixo????
Alfredo, boa observação. Vou acrescentar ao post o significado.
buxixo, bonitinho com “x”, não existe na atual norma culta da língua.

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).