Pular para o conteúdo principal

'E-mail' ou 'Email'?

A primeira forma é a correta. “E-mail” é a palavra inglesa – já dicionarizada em português – para correio eletrônico. Deve sempre ser escrita com hífen e seu plural é “e-mails”. O mesmo vale para “on-line” e “off-line”, ambas registradas no dicionário “Houaiss” com hífen.

Comentários

Ov3rl0ck disse…
Na língua inglesa as duas formas estão corretas. Na língua portuguesa apenas a primeira forma é correta?
Ov3rl0ck disse…
Na língua inglesa as duas formas são corretas. Na língua portuguesa apenas a primeira forma é correta?
ERSLE disse…
Verdade Ov3rl0ck, acho até que a segunda forma é mais utilizada na língua inglesa, como por exemplo Online e Offline (alguém já viu essas duas palavras com hífen? Eu que trabalho com informática e vejo constantemente textos em inglês que empregam estas palavras nunca vi elas com hífen)
Pois é...
No dia a dia ninguém coloca hífen nessas palavras, mas na hora de registrar a forma oficial aqui o hífen apareceu.
Será que um dia o uso generalizado das formas email, online e offline vai entrar nos registros oficiais?
Unknown disse…
Quando faço referência ao que envio, escrevo mensagem. Ex: "na mensagem anterior..."
Quando faço referência ao endereço escrevo "favor enviar resposta para eu@mail.com.
E gosto mais de email. Não gosto de hífen, ainda não achei utilidade.

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).